Wellington Farias

A prisão não são as grades; a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Gandhi

Minha foto
Nome:
Local: João Pessoa, Paraíba, Brazil

Leto de "seu" Sales e "dona" Ceiça. Nascido em Serraria, no Brejo da Paraíba, em 1956.

4/12/2006

Maranhão confia demais no veneno

O senador José Maranhão confia demasiadamente no próprio "veneno": deitado em berço esplêndido, acredita piamente em que está eleito por antecipação. Não comparece a eventos importantes, seja na Capital, seja no interior do Estado, onde a presença do político é decisiva para a conquista do voto. Muito mais que uma opinião pessoal, esta é uma constatação de quem todo final de semana está no interior do Estado, mais precisamente no brejo da Paraíba.

Tanto lá como em outras regiões, as queixas são generalizadas: o senador não comparece aos eventos relevantes, como a festa do padroeiro da cidade de Borborema, onde foi representado pela sobrinha, a deputada Olenka Maranhão que, dizem (e eu não estava lá) sofreu um ensaio de vaia ao se apresentar como representante do tio; como, também, no lançamento do campus universitário da UFPB no Litoral Norte.

No brejo paraibano, os maranhistas declaram aos quatro cantos: "Maranhão não precisa vir aqui, visitar as pequenas cidades. Ele já tem os maiores redutos eleitorais do Estado - João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. Portanto estas cidades pequeninas não alteram o quadro que lhe é favorável".

A equivocada avaliação dos maranhistas denota que tantos eles quanto a assessoria do senador - com as honrosas exceções - são de uma falta de habilidade política a toda prova. O discurso dos maranhistas afronta os brios dos eleitores das cidades interioranas que estão fora do circuito dos grandes redutos eleitorais, que se queixam de um tratamento que não condiz com a sua importância.

Enquanto Maranhão e maranhistas comemoram a eleição por antecipação, os chamados “inquilinos” do Palácio da Redenção estão promovendo um tremendo estrago eleitoral, principalmente no interior da Paraíba. É muito provável, claro, que a essa altura do campeonato, Maranhão ainda seja o favorito na preferência dos eleitores paraibanos. Não se discute, porém, que Cássio Cunha Lima, sobretudo a partir de agosto do ano passado, vem avançando, e muito, na conquista de eleitores.

Veículo da verdade, ou não, o bombardeio publicitário do Governo do Estado, pela televisão, tem surtido efeito. Tanto quanto a presença do governador Cássio Cunha Lima no interior do Estado. Até agosto, seria uma gargalhada estadual qualquer análise que indicasse o governador Cássio com a menor chance de vitória. Agora, faltando sete meses para a eleição, já tem até quem se proponha a apostar na vitória de Cunha Lima. Prefeitos do interior, que já se alinhavam com a campanha de Maranhão, já não se escondem mais da presença do governador Cássio, e tudo indica que estão prontos para aderir ao menor aceno do Palácio.

4 Comments:

Blogger Tatiana Learth said...

Adorei a idéia de vc ter um blog, wf! Agora é manter sempre atualizada, quem sabe mais de uma vez por dia!!! Tô chegando em Jampa para a Páscoa, heim! PARABÉNS!

6:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Wellington, você tem razão. Mas ambos têm muita experiência em política e jogo político. Duvido que esse "sono" dure muito. Bem-vindo ao mundo blogueiro. =)

8:34 AM  
Blogger Jade said...

Parabéns pela coluna, Wellingtn. Foi um prazer encontrá-lo em Poetas Paraibanos.
Poste mais comentários por lá. Será sempre bem-vindo.
Abraço desta paraibana residente no Recife.
Jade

11:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

W.Farias: gosto muito da idéia do blog, para jornalistas de talento. O blog é um dos caminhos para a independência do jornalismo e do jornalista, que não precisa ficar se preocupando com os humores do patrão.Você tá no caminho pioneiro e certo, no sentido de se adequar às novas tendências do jornalismo mundial. Parabéns!
Abraços
Guy Joseph

9:00 AM  

Postar um comentário

<< Home