Wellington Farias

A prisão não são as grades; a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Gandhi

Minha foto
Nome:
Local: João Pessoa, Paraíba, Brazil

Leto de "seu" Sales e "dona" Ceiça. Nascido em Serraria, no Brejo da Paraíba, em 1956.

4/18/2006

Burros ingleses terão direitos trabalhistas

A vereadora pessoense, Paula Frassinete, foi submetida a um festival de gozação - de parte da imprensa - em função de um projeto de sua lavra que submeteu à apreciação da Câmara Municipal prevendo submeter animais abandonados à vasectomia. Como sempre, Frassinete fundamentou muito bem o seu projeto, que também tinha o objetivo de evitar a proliferação de animais abandonados, para mais tarde não serem submetidos ao sacrifício.

Em outra ocasião, o vereador Padre Adelino também foi bombardeado com gozações por haver sugerido, na mesma Câmara, que as carroças de burros que trafegam por João Pessoa fossem emplacadas, à semelhança dos automóveis. Ambas as propostas têm suas razões de ser, ou melhor: tinham, porque morreram no nascedouro ao sabor da ignorância que não foi capaz de compreendê-las na essência.

Agora, a mais nova: segundo o jornal britânico The Times, burros que passeiam com turistas terão direitos trabalhistas. Exatamente! Mas não é aqui. É no primeiro mundo, exatamente no noroeste da Inglaterra. Diz o noticiário procedente de Londres: “As autoridades britânicas garantirão os direitos trabalhistas dos burros que trabalham no complexo turístico de Blackpool, noroeste da Inglaterra, com uma ampla gama de medidas que contemplarão a jornada trabalhista máxima de oito horas diárias.

Os cerca de 200 animais que passeiam por duas libras (3 euros ou US$ 3,75) com milhares de turistas pelas praias terão direito a uma jornada de trabalho de 48 horas semanais, um dia de descanso por semana e aproximadamente uma hora diária de repouso para comer. Segundo o jornal britânico The Times, uma equipe de vigilantes patrulhará as praias desta localidade costeira do Reino Unido para comprovar que os donos dos burros cumprem com seu dever e respeitam os direitos dos animais.

Os burros, que desde a época vitoriana se transformaram em um importante atrativo turístico de Blackpool, também serão submetidos a uma revisão periódica dos veterinários, que decidirão se os animais estão em boas condições de saúde para trabalhar. Um porta-voz da prefeitura de Blackpool explicou ao The Times que com estas medidas querem proteger animais que são fonte de renda importante para o turismo da zona e assegurar que os burros estão felizes e sadios. Os burros de Blackpool chegaram ao Reino Unido há anos para trabalhar nas minas, mas mudaram sua atividade e se transformaram em atrativo turístico.