Wellington Farias

A prisão não são as grades; a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Gandhi

Minha foto
Nome:
Local: João Pessoa, Paraíba, Brazil

Leto de "seu" Sales e "dona" Ceiça. Nascido em Serraria, no Brejo da Paraíba, em 1956.

5/22/2006

Saiba o que é TV Digital

Que é TV digital: É a transmissão de áudio e vídeo de TV aberta, pela atmosfera, via sinais digitais, para recepção livre e gratuita por todos os que dispõem de receptores. Seu nome, a rigor, deveria ser TV digital terrestre em radiodifusão ou broadcasting.

A diferença entre TV analógica e digital: Na transmissão analógica, são utilizadas ondas eletromagnéticas contínuas, análogas aos sinais originais. Já na transmissão digital é utilizada uma corrente de bits, em código binário, formado de zeros e uns, ou seja, a mesma linguagem digital dos computadores, dos CDs, dos DVDs e do celular. A tecnologia digital converte tudo em bits - som, voz, ruídos, imagens, fotos, gráficos, textos.

O que há de digital na TV brasileira? : Quase tudo, menos o sinal que vai da torre de transmissão da emissora à casa do assinante, que ainda é analógico. Todas as etapas anteriores já são digitais - como a captação de imagens, a produção, a edição, o acabamento, os equipamentos de studio e transmissões de TV por assinatura, a cabo, via satélite ou microondas.

Quando começarão as transmissões de TV digital? : Ninguém sabe. Se o governo escolher até abril o padrão a ser adotado, é provável que as emissoras possam começar em dezembro deste ano.

Nossos televisores atuais podem captar programas digitais? : Não, porque, sendo analógicos, não decodificam sinais digitais.

Vou ter, então, que jogar fora meu televisor? : Não. Ao longo dos próximos 10 anos ou mais, as emissoras vão transmitir tanto os programas analógicos como os programas digitais no mesmo canal. Para captar programas digitais, os televisores convencionais precisarão de uma caixa de conversão (receptor digital ou set top box) que poderá custar menos de R$ 300.

Só com essa set top box poderemos captar TV digital? : Não. Haverá, na verdade, duas possibilidades: além de acoplar uma caixa de conversão ao velho televisor, você poderá comprar um novo televisor, especial para TV digital, que virá com receptor digital e outro analógico.

TV digital é o mesmo que TV de alta definição? : Não. Toda TV de alta definição é digital. Mas nem toda TV digital é de alta definição. A diferença está,portanto, no grau de definição.

Quais são esses graus de definição? : São quatro: a) baixa definição (low definition ou LDTV), com imagens de 240 pixels por linha, para recepção em celulares, PDAs ou laptops; b) definição-padrão (standard definition ou SDTV), com 480 pixels para televisores de definição normal como os atuais; c) definição melhorada (enhanced definition ou EDTV), com 700 pixels, como dos melhores DVDs; d) alta definição (high definition ou HDTV), de 1080 pixels por linha e, portanto, a melhor imagem, com o maior número de pontos ou pixels.

Posso comprar já um televisor maior, de plasma ou LCD? : Pode, desde que o aparelho esteja "pronto para a alta definição" (HD ready). Mas, para captar o sinal digital, ele vai precisar de uma caixa de conversão. Enquanto não começam as transmissões digitais, eu uso esse televisor para ver TV aberta, por assinatura ou DVDs, em meu home theater.

Qual é o grande salto da TV digital? : É a interatividade, que é assegurada por um canal de retorno (linha telefônica fixa ou celular) e nos permitirá responder a questionários e pesquisas, votar em eleições virtuais, obter informações e serviços públicos (governo eletrônico) e, no futuro, fazer comércio eletrônico e acessar à internet em banda larga.

Que outras vantagens teremos com a TV digital? : A imagem da TV digital não tem meio termo: ou "pega" ou "não pega". Ou chega perfeita, sem fantasmas nem chuviscos, ou mostra uma tela preta. Podemos gravar qualquer programa, mesmo enquanto vemos outro. O som é estéreo e surround em seis canais ou 5.1. A digitalização possibilita ainda coisas como mobilidade,portabilidade, multiprogramação e flexibilidade. Traduzo em miúdos. Multiprogramação (ou multicasting) é a possibilidade de transmissão de até 4 programas com diferentes níveis de definição num único canal de freqüência (de 6 megahertz) utilizado pela TV digital. Portabilidade é a recepção em diversos tipos de equipamentos, como PDAs, laptops, celulares. Mobilidade refere-se à recepção de programas em celulares ou em veículos em movimento, como trens, ônibus ou carros. Por fim, flexibilidade é a possibilidade de ter o máximo de aplicações e serviços, tanto para as emissoras de TV, como para as operadoras de celulares e empresas de multimídia.

(*) Transcrito de http://www.socultura.com/socultura-denuncia.htm