Wellington Farias

A prisão não são as grades; a liberdade não é a rua. Existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." Gandhi

Minha foto
Nome:
Local: João Pessoa, Paraíba, Brazil

Leto de "seu" Sales e "dona" Ceiça. Nascido em Serraria, no Brejo da Paraíba, em 1956.

9/04/2006

Gravações da Pedra do Reino começam este mês na Paraíba

A diretora de Merchadising da TV Globo, Márcia Ladeira, o diretor de minissérie, Luiz Fernando Carvalho, estiveram na Paraiba tratando dos preparativos para gravação da minissérie da Rede Globo inspirada no romance armorial A Pedra do Reino, do paraibano Ariano Suassuna.

Com autoridades do Governo do Estado, eles trataram dos investimentos necessários para execução deste projeto, na Paraíba, especialmente no município de Taperoá e na fazenda Acauã, no município de Sousa, para recriação do cenário de época, necessário para a filmagem da minissérie, baseada num clássico da literatura brasileira.

O Governo do Estado está articulando empresas privadas que possam apoiar esta iniciativa, assim como está dando todo apoio logístico para a concretização deste projeto que valoriza a cultura paraibana, através do escritor Ariano Suassuna e vai gerar emprego e renda no município.As atividades devem ser iniciadas neste mês de setembro, com três meses de gravação da minissérie que reproduzirá o livro Pedra do Reino na cidade do autor.

A equipe de produção já mobilizou cerca de 500 pessoas que serão envolvidas com a execução do projeto. Além disso, 80% do elenco serão formados por pessoas do município. Haverá oficinas de teatro e outras atividades que envolverão a população local, contribuindo inclusive para a movimentação da economia local e regional.Será necessária recuperação de casas e cadeias antigas, do Hotel Pedra do Reino, e a remoção de elencos que interferem na paisagem atual, para recriar um clima de época.

Também a Fazenda Acauã, monumento histórico, será alvo de melhorias, assim como a comunidade de Chã da Bala, em Taperoá.Numa perspectiva de inclusão social, a Fundação Roberto Marinho manterá, em Taperoá, um centro de produção artesanal, para gerar emprego e renda no município. Todo o material da cenografia será confeccionado em Taperoá.

A produção é, também, um projeto-piloto das Organizações Globo de Produção de transformar uma locação em um ponto turístico retratando fielmente a obra do autor.O diretor Luiz Fernando Carvalho faz esta semana nova visita ao município de Taperoá. Ele dirigiu novelas como Rei do Gado, Renascer e Tieta. A minissérie será produzida em filme, ou seja, usando película, o que ressaltará mais o cenário e o ambiente natural.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Olá Wellington! Passei um tempo sem vir por aqui e resolvi dar uma olhada nos seus últimos textos. Não sabia que a API estava assim. Que falta de interesse, né? Um abraço!

7:58 AM  

Postar um comentário

<< Home